X

Exposição de Plantas

CERRADO BERÇO DAS ÁGUAS: OLHAR PARA PRESERVAR

Sinopse da apresentação

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e tem sofrido um processo de degradação constante devido à ação antrópica, com destaque para o crescimento dos centros urbanos, expansão agropecuária e queimadas. Com isso observa-se a destruição de suas fauna e flora, junto com a degradação de nascentes de importantes rios de diversas bacias hidrográficas brasileiras. Aliada a isso, a imagem que se tem do Cerrado é distorcida, levando-se a crer que se trata de uma região com parcos recursos naturais, sem beleza ou importância, não refletindo na sua real composição.

Para tentar mudar essa visão distorcida é necessário um olhar sensível e crítico. Desta forma, este trabalho consiste em exposições de fotografias de imagens do Cerrado da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Profa. Dra. Tatiana de Sousa Fiuza, inserida no Projeto de Extensão intitulado “O Cerrado e suas faces: Conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental por meio da arte”, sob a coordenação do Prof. Dr. Pierre Alexandre dos Santos da Faculdade de Farmácia da UFG.

A exposição tem como objetivo revelar à sociedade que o Cerrado é muito mais que simplesmente um ambiente de árvores retorcidas e castigadas pelo fogo e visa despertar o público para a real necessidade de preservação desse Bioma, reconhecidamente um “berço das águas” e de vital importância para o equilíbrio ecológico do planeta. Além disso, nas fotografias constam os nomes científicos e populares das plantas retratadas, trabalho realizado pelo Prof. Dr. Heleno Dias Ferreira, taxonomista, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, contribuindo para o conhecimento e identificação dessas espécies, muitas delas medicinais, com potencial de aproveitamento na indústria farmacêutica ou de alimentos, para alunos e profissionais da área de Farmácia.

Duração da apresentação

Exposição contínua durante o CBTox.

 

Amostra de fotografias a serem apresentadas

Realizada por:

Profa. Dra. Tatiana de Sousa Fiuza

Universidade Federal de Goiás

(62) 99988-2324

tatianaanatomia@gmail.com

Prof. Dr. Pierre Alexandre dos Santos

Universidade Federal de Goiás

(62) 3209-6353 / 98173-5544

pierre_farma@yahoo.com.br